A Associação ESTAR encontra-se numa situação muito complicada. Com o fim do financiamento no final do ano passado e sem resposta após submissão de nova candidatura a 12 de dezembro 2023, encontramo-nos num limbo complicado.
Como sabem, a ESTAR é uma associação sem fins lucrativos, com sede em Beja que tem como missão dar uma resposta imediata e desburocratizada a situações de emergência que surjam sinalizadas ou referenciadas pelas entidades parceiras em particular e pela restante comunidade em geral.
O foco tem sido sempre a problemática da pobreza, da precariedade dos postos de trabalho, do trabalho sazonal, do fluxo migratório e da falta de condições de habitabilidade, a restruturação das famílias, os imigrantes que em larga percentagem são vítimas de tráfico humano, sendo a ESTAR a resposta disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano, onde ajudamos com alimentos, e com todos os cuidados primários, passando pelo apoio na documentação e integração no mercado de trabalho. O nosso maior objetivo é dar dignidade a quem procura o país, não alimentando o problema mas travando as redes de tráfico humano.
Reforçamos que estamos sem financiamento desde dezembro de 2023.
Submetemos uma candidatura a fundos comunitários ao Programa Pessoas 2030 e continuamos a aguardar uma resposta. Este vazio de resposta e de financiamento impede-nos de continuar a nossa atividade ficando com todas as despesas inerentes em atraso (ordenados, renda, combustível para a recolha dos produtos alimentares e outros).
É do conhecimento de todos que o encerramento da ESTAR tem consequências dramáticas para a região, mas sem financiamento não temos como continuar.
Por isso apelamos à ajuda de todos: pessoas individuais, empresas, entidades, coletivos, grupos, instituições públicas, etc.
Agora é a nossa vez de pedir ajuda e precisamos da ajuda de todos para podermos continuar a ajudar quem mais precisa.
Conheçam a ESTAR, estejam connosco, ouçam-nos, vejam com os vossos olhos e sintam a diferença que fazemos numa região que não sobrevive sem agricultura e a agricultura não sobrevive sem a imigração, mas é nosso dever darmos dignidade a quem nos procura e contribui para o desenvolvimento da nossa região.
Por isso lançamos a campanha Gofundme para que seja à distância de um click a ajuda que nos queiram dar.
Agora é a nossa vez de pedir ajuda para que possamos a continuar a fazer a diferença na região.
Obrigada!